Caro leitor, recentemente recebemos sugestões valiosas para serem adicionadas no Calagem App e é com prazer que vamos apresentá-las no post de hoje. Ao final do post nós também apresentamos a vocês um vídeo mostrando na prática como usar as atualizações do Calagem App.
Armazenamento de dados das amostras:
Agora no Calagem App você pode armazenar dados de até 05 amostras de solo e então acessar as mesmas durante os processos de cálculos de necessidade de corretivo de acidez. No processo de armazenamento ainda é possível utilizar a função limpar, deixando assim todos os campos com valores iguais a zero e portando passível de adição de um novo conjunto de dados, ou ainda usar a função editar para poder alterar valores específicos da amostra armazenada.
Armazenamento de dados de calcários:
Assim como para as amostras, há agora também a opção de armazenamento de dados de calcário, o que é muito útil para ser usado nos cálculos de necessidade de correção de acidez usando o método do Equilíbrio do Ca e Mg indicando % desejadas na CTC do solo (via mistura de calcários).
03 opções para uso do Algoritmo de Guarçoni, Alvarez e Camilo (2007) e Guarçoni e Sobreira (2017):
Você que nos acompanha nas redes sociais aprendeu sobre uma das variações do Algoritmo de Guarçoni, Alvarez e Camilo (2007), onde falamos que os valores de necessidade de calagem são limitados pela necessidade da cultura em Ca + Mg, como valor mínimo, e pela CTC, como valor máximo. Agora, na atualização do Calagem App, você tem outras duas opções, estando assim listadas (as três possíveis):
- Guarçoni, Alvarez e Camilo (2007) – Algoritmo 01: Em que valores de necessidade de calagem são limitados pela necessidade da cultura em Ca + Mg, como valor mínimo, e pela CTC, como valor máximo.
- Guarçoni, Alvarez e Camilo (2007) – Algoritmo 02: Em que valores de necessidade de calagem são limitados pela necessidade da cultura em Ca + Mg, como valor mínimo, e pela H+Al, como valor máximo.
- Guarçoni e Sobreira (2017) – Em uma publicação mais recente os autores apontam uma terceira opção, em que valores de necessidade de calagem são também limitados pelo necessidade da cultura em Ca + Mg, como valor mínimo, e pela H+Al, como valor máximo, porém ao contrário dos dois primeiros aqui listados em que há um cálculo inicial dos valores pelos da saturação por bases e o da neutralização por alumínio e elevação do Ca e Mg, no algoritmo de Guarçoni e sobreira (2017), o cálculo inicial é feito somente para o método da saturação por bases.
No vídeo abaixo fazemos uma demonstração destas atualizações e como utilizá-las: